Empresa de facilities: é possível manter a qualidade com a empresa de serviço terceirizado?
Ao aderir à contratação de empresa de facilities, é possível manter a qualidade das atividades e integrar a empresa de limpeza terceirizada, por exemplo, aos pilares que formam a cultura do negócio?
Se você é gestor de uma empresa ou setor e precisa terceirizar serviços, é provável que essa seja uma das principais dúvidas antes de fechar o contrato com a empresa terceirizada, certo?
Já adiantamos que a resposta é positiva. Sim, é possível contratar uma empresa de facilities e manter o nível de excelência nas tarefas executadas e no atendimento das demandas da sua empresa e nas próximas linhas vamos trazer dicas práticas de como você pode planejar essa transição com segurança e eficiência na sua organização.
Empresa de facilities: por quê?
A terceirização de serviços está em crescimento exponencial. Principalmente no que diz respeito às demandas que envolvem o gerenciamento de facilities Com a gestão de facilties, as empresas são atendidas por especialistas nas áreas das quais necessitam de equipe técnica, mas em um formato mais interessante: contrato de Pessoa Jurídica ou PJ.
Na prática, a empresa de serviço terceirizado traz muitos benefícios para as empresas, listamos alguns abaixo:
● Redução de custos;
● Não obrigatoriedade de arcar com encargos trabalhistas (a empresa terceirizada é responsável);
● Otimização de processos;
● Garantia de um time de especialistas na área desejada;
● Treinamentos e análise de desempenho da equipe por conta da terceirizada.
Agora que você sabe um pouco mais sobre o cenário da gestão de facilities, vamos focar nas dicas práticas sobre como manter a qualidade da empresa de serviço terceirizado e demonstrar a importância da cultura da empresa para os profissionais que atuam neste formato. Continue lendo e saiba mais!
1.Contrate uma empresa de serviço terceirizado com processo de gestão de qualidade
Para assegurar qualidade e eficiência nos serviços, certifique-se que a empresa terceirizada contratada pelo seu negócio tem um plano definido de gestão de qualidade. O ideal é optar por fornecedores certificados pela ISO 9001 — uma norma internacional de qualidade reconhecida por diversos órgãos.
Quando a qualidade é uma premissa da empresa terceirizada, certamente esse valor será essencial para fundamentar a relação com os fornecedores e sua empresa contará com uma gestão de qualidade. Fica a dica!
2.Transparência e alinhamento de expectativas é essencial
Transparência é a base para qualquer parceria profissional e, se tratando da empresa de serviço terceirizado, alinhar expectativas e estabelecer um contrato com acordos muito bem definidos é o que fará a parceria decolar com sucesso.
Por isso, no contato inicial com a empresa de serviço terceirizado, exponha os objetivos da empresa, as expectativas da terceirização de serviços, a organização da estrutura e defina junto à parceria o escopo do projeto, entendendo quais são as ofertas que a empresa terceirizada consegue te entregar, de fato.
Para que as obrigatoriedades e entregas proporcionem benefícios mútuos para a empresa de facilities e a empresa contratante seja efetiva, contar com um Nível de Acordo de Serviço ou SLA (Service Level Agreement) é algo que atesta de fato a qualidade dos serviços terceirizados.
Na prática, esse acordo reúne várias ações que influenciam a qualidade dos serviços, como, por exemplo:
● Tempo de execução do serviço;
● Garantia de responsabilidades;
● Qualidade de entrega.
3. Faça pesquisas de satisfação
Quer medir a eficácia da empresa de serviço terceirizado em termos de qualidade? Realize pesquisas de satisfação com seus clientes e, no caso, dos indicadores internos, faça pesquisas de clima junto a setores como o de recursos humanos e gestão de pessoas.
Para obter resultados eficazes para compor sua análise, conte com a ajuda de especialistas em pesquisas. As metodologias podem ser diversas: questionários, entrevistas, experiências, grupos focais, entre outros.
4. Promova integrações com a equipe terceirizada
Muitas pessoas cometem o equívoco de não considerar a equipe terceirizada como parte do quadro de colaboradores. Afinal, por que isso é um erro?
Sem sinergia e integração com sua instituição, a empresa de serviço terceirizado pode investir em treinamentos e cursos de aperfeiçoamento e, mesmo assim, os colaboradores não terão o essencial: o sentimento de pertencimento à equipe e/ou determinada função.
Ao promover integração com as empresas terceirizadas, a absorção de pontos essenciais da cultura do seu negócio, o conhecimento de produtos/ou serviços prestados pela sua empresa e a entrega terá muito mais qualidade. Faça o teste e experimente mudar alguns pontos da organização!
5. Acompanhe as metas e o desempenho da equipe
Todo gestor e líder de equipe precisam acompanhar o desempenho do time e oferecer suporte para que a equipe atinja metas. No caso da empresa de facilities, isso é muito necessário.
A All Facilities, por exemplo, conta pessoas que ficam super atentas a essa necessidade para de fato, fazer uma entrega com o máximo de eficiência. Sem definir objetivos e metas, uma empresa não sabe se a empresa de serviço terceirizado está dando resultados positivos ou negativos, tampouco consegue analisar o desempenho da equipe e fazer ajustes no que for necessário.
Dúvidas? Converse com os especialistas da All Facilities!
A All Facilities é uma empresa que está há mais de uma década no mercado, tendo como o sucesso do cliente um de seus pilares. Com especialistas em limpeza, higienização, inteligência e planejamento de gerenciamento de facilities, a All Facilities é uma empresa que conta com equipes multidisciplinares e que atendem a terceirização de serviços nos mais diversos segmentos.
Dúvidas sobre a terceirização dos serviços e gestão de qualidade? Além das dicas práticas para contratar uma empresa que preza por valores compatíveis com a sua necessidade, tire suas dúvidas com especialistas da área.
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