A área de facilities sempre foi importante para a realização de atividades essenciais que envolvem limpeza, higienização, zeladoria, segurança, jardinagem, manutenção e muito mais.
Porém, desde que a pandemia mundial de covid-19 assolou o mundo, em meados de 2020, esse setor ganhou ainda mais notoriedade e por isso, refletir sobre o papel dos serviços facilities durante a pandemia é fundamental para compreender o porquê deles existirem e quais são os impactos do trabalho de profissionais que atuam na linha de frente.
Se antes, prezar pela organização e limpeza do ambiente já era fundamental, com as inúmeras adaptações ocasionadas pelo cenário pandêmico, foi preciso ir muito além e reforçar todas as medidas de higiene dos espaços corporativos e públicos.
Pensar na gestão de riscos e estratégias para que a rotina continue é um desafio que tornou-se diário e especialistas na área de facilities e gestão de riscos passaram a dialogar muito mais com gestores empresariais para discutir as melhores alternativas.
Diante disso, quais são as expectativas do futuro? Quais são os principais marcos que relevam o papel da área de facilities durante a pandemia? Esse setor continuará em alta após o controle da doença? Continue lendo e saiba mais!
O que é área de facilities?
O conceito de área facilities surgiu após a Revolução Industrial e, inicialmente, era associado a realização de atividades que compõem a estrutura de funcionamento de uma empresa.
Segundo a Organização Internacional de Normalização, popularmente conhecida como ISO, facilities é “uma função organizacional que une pessoas, lugares e processos de trabalho com o objetivo de melhorar a qualidade de vida das pessoas e elevar a produtividade do core business”.
Independente do segmento de atuação, os serviços facilities são muito importantes para a gestão de atividades essenciais em áreas como limpeza, segurança, recepção e outras que são necessárias em qualquer empresa.
Serviços facilities mais procurados
Afinal, quais são os serviços facilidades mais procurados? Quais deles se encaixam entre as atividades essenciais e que estão sendo muito requisitadas na pandemia? Listamos a seguir os principais serviços facilities e sua relação com diferentes nichos de atuação. Confira!
Limpeza e higienização (empresas)
Hospitais, clínicas, indústrias, centros logísticos, universidades e tantos outros espaços requerem serviços de limpeza e higienização. Com a pandemia, diversos protocolos de reforço na limpeza de ambientes, desinfecção de equipamentos e prevenção foram incorporados ao dia a dia das pessoas.
Na gestão de facilities, além dos processos de limpeza em si, a elaboração de kits de limpeza, treinamentos e manuais orientativos sobre como manter a higienização do ambiente de trabalho, utilizar o álcool em gel, desinfetantes adequados e a frequência de limpeza de superfícies se tornou uma necessidade com alta demanda.
Limpeza hospitalar
Especialmente no caso da limpeza hospitalar, os procedimentos tornaram-se ainda mais rigorosos. As diretrizes podem variar conforme a realidade de cada município, mas existem recomendações da Anvisa e do Ministério da Saúde que passaram a ser imprescindíveis para melhor eficiência da área de facilities.
São ações que merecem relevância nesta área:
- Uso de máscaras respiratórias de proteção com a configuração N95 e dispositivos Face Shield;
- Uso de EPIs que proteção contra o coronavírus (vestimentas, sapatos, luvas, avental impermeável, gorro);
- Equipamentos e produtos de limpeza devidamente certificados pelas autoridades sanitárias, entre outros aspectos.
Atendimento
Atividades de recepção, atendimento ao público ou serviços de portaria continuam sendo muito importantes durante a pandemia.
Sendo assim, cuidados também estão sendo reforçados e cabe à área de facilities elaborar planos de gerenciamento de riscos em parceria com as empresas contratantes, considerando metodologias que permitam avaliar a probabilidade de contaminação no ambiente e, assim, estabelecer medidas preventivas.
Entre os exemplos de ações preventivas, se destacam:
- Realização de testes microbiológicos no ambiente para identificação de áreas mais perigosas e propensas à transmissão de vírus e bactérias;
- Instalação de barreiras protetivas e divisórias em ambientes como recepção, portaria e guaritas de segurança para evitar o contato direto entre profissionais e visitantes/clientes;
- Instalação de dispersores de álcool em gel nas dependências das empresas.
Impactos da pandemia na área de facilities
Com os impactos da pandemia na vida das pessoas e na reorganização dos espaços de trabalho, uma tendência que, ao que tudo indica, vai permanecer é a valorização da área de facilities.
Os serviços prestados por esse nicho sempre foram essenciais, mas agora passam a ser visto mais que simplesmente “obrigação” e especialistas acreditam que as organizações tendem a desenvolver o olhar de investir em insumos de limpeza , higiene e contratação de profissionais de limpeza, desinfecção e controle de vírus e bactérias de forma mais estratégica.
Em pronunciamento realizado durante o triênio 2021/2021, Lívia Lourenço, diretora executiva da Associação Brasileira de Facilities, explica essa relação:
“Faz muito tempo que Facilities deixou de ser vista com obrigações como cuidar da limpeza e insumos de higiene. Hoje, existe um entendimento maior que IFM é um parceiro estratégico para auxiliar nas decisões da empresa, um investimento. Nossa responsabilidade é consolidar um ambiente inovador e saudável para os ocupantes”.
Conte com a All Facilities
Especializada em serviços de terceirização com foco em atendimento full services, a All Facilities é uma empresa que conta com um portfólio de serviços terceirizados em áreas estratégicas e que preza pela inovação, compromisso e qualidade comprovada.
Ainda com dúvidas sobre o assunto? Converse com os especialistas da All Facilities!