All Facilities

4 tendências de facilities para 2021 para ficar de olho

4 tendências de facilities para 2021 para ficar de olho

Em meio à pandemia, o setor de facilities reforçou ainda mais sua importância para a organização das atividades essenciais que fazem parte das áreas de limpeza, segurança, atendimento e outros serviços de terceirização que estão com alta demanda neste momento.

Mais do que uma obrigatoriedade, os serviços que se encaixam na área de facilities são fundamentais para as empresas que desejam investir mais em sua atuação principal. 

Não é à toa que a Organização Internacional de Normalização — a ISO — define esse nicho de mercado como uma “função organizacional que une pessoas, lugares e processos de trabalho com o objetivo de melhorar a qualidade de vida das pessoas e elevar a produtividade do core business”.

Nessa perspectiva,  o crescimento da terceirização de mão de obra e investimento em gestão de facilities é evidente.

Diante das transformações mundiais causadas pela crise sanitária,  hábitos sociais mudaram, assim como a forma de organizar as atividades e valorizar os serviços de limpeza e higienização, por exemplo, algumas tendências chegaram ao setor. Separamos  uma lista com tendências para ficar de olho em 2021. Continue lendo e confira!

1.Soluções de facilities com apoio da tecnologia

Toda empresa precisa de profissionais especializados em higienização, certo? A crise sanitária da  covid-19 impulsionou ainda mais a busca por serviços de terceirização nesta área com um adendo: a demanda de procedimentos mais eficazes e rigorosos.

Por isso, aliar a tecnologia às soluções de limpeza, higienização e descontaminação é uma das tendências que vão dominar o ano de 2021 e, ao que tudo indica, vieram para ficar pelos próximos anos no setor de facilities.

Atualmente, os equipamentos para a realização de testes de análise microbiológica e desinfecção de ambientes já são muito utilizados e isso vai continuar. Outra face da tecnologia que poderá ser ainda mais difundida na área de facilities é o uso de aplicativos, softwares e demais recursos tecnológicos que tornam a gestão das etapas de limpeza e  a validação de procedimentos mais ágeis e eficazes.

Não, a tecnologia na área de limpeza não chegou para colocar  robôs no lugar das pessoas que trabalham nessa área (e estão sendo essenciais na linha de frente contra a covid-19), mas sim será uma aliada na produtividade das tarefas diárias e na otimização dos processos.

2. Sustentabilidade

A redução dos impactos ambientais não é uma pauta nova na agenda mundial, mas pode ser reforçada em 2021, já que uma das reflexões mais fortes geradas pela pandemia é a necessidade de criar um futuro diferente.

No contexto da gestão de facilities, o investimento em práticas sustentáveis, por meio de tecnologias ou processos que trazem melhor aproveitamento energético e de outros recursos naturais são a  “bola da vez”.

Substituir lâmpadas comuns por lâmpadas de LED ou a construção de um sistema que não desperdiça água à toa na hora da lavagem dos ambientes  são ações simples que podem indicar novas perspectivas para um futuro sustentável ao mesmo tempo, em que os custos operacionais da empresa são reduzidos.

3. Automação de tarefas

Com  o  distanciamento social e o ritmo acelerado das soluções tecnológicas, a automatização de tarefas é outra tendência que deve ganhar força no setor de facilities a partir deste ano.

Um exemplo clássico que já acontece há alguns anos é a utilização dos serviços de terceirização de portaria remota, com controle via central de operações e sistemas inteligentes de segurança que são instalados em prédios residenciais e comerciais.

A adesão de equipamentos, aplicativos, sistemas de gestão de tarefas e outros dispositivos que facilitam a realização de atividades  é uma realidade que passa a ser mais incorporada e com isso, o trabalho fica mais produtivo e prático para os profissionais que trabalham com facilities. As empresas, por sua vez, também saem ganhando em competitividade e melhorias na gestão de recursos humanos e financeiros.

4. Serviços de  facilities passam a ser compreendidos como prioridade

Todo mundo consegue entender que bons serviços de segurança, atendimento ao público, limpeza, zeladoria e jardinagem fazem o dia a dia de uma empresa mais saudável e organizada.

Contudo, muitas empresas ainda caem no erro de não encarar o setor de facilities como prioridade e a pandemia alterou essas perspectivas, principalmente na realização dos serviços terceirizados de limpeza.

Mesmo com a pandemia controlada, a contratação do serviço de limpeza terceirizada é vista como prioridade pelos seguintes motivos:

  • Os serviços de limpeza, higienização e/ou desinfecção não atendem uma demanda básica, mas sim uma questão de proteção da vida;
  • É importante contar com profissionais especializados, que dispõem de equipamentos adequados e seguem todas as orientações das autoridades sanitárias;
  • Garantir a saúde e a integridade das pessoas que frequentam comércios, indústrias, shoppings e escolas é um dever;
  • Aumentar a frequência dos serviços de limpeza, instalar dispersores de álcool em gel, adquirir EPIs, máscaras de proteção e investir em treinamentos faz parte do “novo normal”;
  • Os serviços de limpeza são relevantes em todos os setores internos e externos de uma empresa.

Conte com a All Facilities

Se você precisa de ajuda para otimizar custos e melhorar processos, saiba que a All Facilities é uma empresa terceirizada que chegou ao mercado com um novo conceito de terceirização. 

Somos uma empresa full services e trabalhamos de forma integrada, prestando serviços essenciais tanto para o setor de facilities quanto para outras soluções terceirizadas que vão levar sua empresa a outro patamar.

Quer tranquilidade, garantia de qualidade no serviço e análises constantes do desempenho das tarefas executadas para poder investir mais energia no core business do seu negócio? Conte conosco!

Se você tem dúvidas sobre essas e outras tendências de facilities para 2021, podemos te ajudar. Converse agora com nossos especialistas!

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *