Em uma empresa, independente de seu tamanho, contratar empresa de facilities pode ser uma alternativa para garantir um serviço de qualidade, sobretudo quando há alta demanda.
A contratação de empresa de facilities é uma tendência crescente, que não só movimenta o mercado de trabalho, gerando empregos para aquelas pessoas que são absorvidas pelas terceirizadoras, como para as próprias empresas que utilizam a empresa de facilities.
Essa opção permite, muitas vezes, a obtenção de um serviço de qualidade, já que os profissionais terceirizados são treinados e capacitados para prestação dos serviços.
Contudo, na gestão de facilities, nem tudo são flores, e em algum momento pode ser necessária a troca da empresa de facilities. Você saberia identificar como e quando esse momento chegou?
Não? Então fique atento às dicas que preparamos aqui. Com as análises descritas, esse processo se tornará menos traumático e bem mais simples de ser executado.
Faça um diagnóstico completo do serviço prestado pelo atual fornecedor
Antes de bater o martelo e trocar completamente a empresa de facilities é importante que sua empresa faça um bom diagnóstico sobre o serviço prestado pelo atual fornecedor.
Veja se há e quais são as falhas e inconsistências nos processos atuais do fornecedor, conferindo também a frequência com que esses incidentes acontecem e sua gravidade.
Avalie se as falhas prejudicam a produtividade
Uma empresa que está pensando em trocar a empresa de facilities na área de limpeza, por exemplo, precisa avaliar também se as falhas e inconsistências que listamos acima estão impactando a produtividade do negócio ou influenciando a qualidade de seu produto final
Veja se há prejuízo no cumprimento de prazos
Quando a terceirização serviços prejudica o cumprimento de prazos da sua empresa, é hora de mudar a gestão de facilities.
Avalie os custos estimados na hora de trocar a empresa de facilities
Antes de trocar sua gestão de facilities é importante que a empresa estime todos os custos envolvidos, para que saiba exatamente quanto isso vai lhe custar.
Caso não consiga fazer isso sozinho, busque uma empresa que o ajude nesse processo. Aqui, é fundamental ter ajuda profissional para que nada saia errado. Graças à nossa expertise, nossa empresa pode lhe ajudar nesse processo delicado.
Planeje a troca com antecedência
A substituição da empresa de facilities deve ser feita com cuidado, e sempre com muita antecedência, para que você tenha tempo de entrar em contato com outro fornecedor e possa avaliar bem o serviço, evitando que problemas similares aconteçam.
Aqui, vale fazer diversas reuniões com os candidatos a fornecedores e avaliar sua capacidade de entregar aquilo que o contratante deseja com a qualidade que espera.
O planejamento é fundamental também para que os processos internos não sejam prejudicados com a troca. Imagine mudar os responsáveis pela gestão de facilities da sua empresa e, de uma hora para outra, ficar sem ninguém para limpar?
Avalie o atendimento
Por fim, faça uma boa análise da qualidade do atendimento prestado para que possa ver se acertou na escolha ou se é realmente o momento para essa substituição.
E, se precisar de um apoio, pode nos procurar. Ficaremos felizes em lhe atender.