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Gestão de facilities com equipe própria ou terceirizada?

Gestão de facilities com equipe própria ou terceirizada?

Para a gestão de facilities, o que vale mais a pena? Contar com funcionários próprios ou contratar uma empresa terceirizada? Se você também tem esse tipo de dúvida, saiba que neste artigo trouxemos informações importantes para te ajudar na melhor decisão para sua empresa!

A terceirização de serviços está crescendo cada vez mais e, embora, algumas pessoas tenham incertezas sobre essa alternativa, há vários fatos que comprovam que as empresas terceirizadas podem fazer uma entrega de alta qualidade, com redução de custos.

Não é à toa que as certificações de qualidade como a ISO 9001 que é vinculada ao Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) internacional são critérios de escolha para a terceirização de serviços sem medo.

Continue lendo e saiba quais são as principais características de fazer a gestão de facilities com funcionários próprios e com empresas terceirizada e tire suas conclusões!

 

Gestão de facilities: o que é?

Gestão de facilities é um conceito que faz referência a um conjunto de serviços prestados por uma empresa terceirizada. São exemplos de atividades facilities:

  • Limpeza e conservação;
  • Manutenção predial;
  • Portaria e recepção;
  • Serviços de apoio administrativo;
  • Serviços de jardinagem.

Desde que a Lei da Terceirização (Lei 13.429/2017) foi atualizada, a terceirização dos serviços é uma crescente no Brasil. Atualmente,a contratação de parcerias via Pessoa Jurídica (PJ) apresenta uma tendência de mercado.

Não é por acaso que pouco mais de 22% dos trabalhadores formais já atuavam como terceirizados em 2018, segundo dados do IBGE.

Diante disso, quais são as vantagens de trabalhar com a terceirização de serviços? Vale mais a pena contar com uma equipe própria para fazer a gestão de facilities? Agora que você já sabe o que é gerenciamento de facilities vamos discorrer sobre essas dúvidas nos próximos tópicos.

Vantagens da terceirização de facilities

Muitas pessoas ficam na dúvida sobre os prós e contras de investir na terceirização dos serviços facilities. Para facilitar sua análise, separamos as principais vantagens desse modelo de negócio que é capaz de eliminar gargalos de uma empresa. Confira!

1.   Redução de custos

Ao terceirizar os serviços de facilities da sua empresa, a redução de custos é evidente. Afinal, a empresa terceirizada fica responsável pelos seguintes compromissos:

  • Custos de contratação (exames admissionais, encaminhamentos);
  • Encargos trabalhistas;
  • Investimentos em treinamentos, cursos e qualificações;
  • Custos com EPI’s, estrutura de trabalho e outros materiais.

A grande vantagem da redução de custos é que a sua empresa tem mais investimento em tempo e dinheiro para direcionar às áreas essenciais que compõem o core business do seu negócio!

2.   Especialização dos profissionais no segmento

A maioria das empresas terceirizadas são especializadas nos segmentos de atuação e, portanto, isso é uma super vantagem para o seu negócio que passa a contar com um time altamente qualificado e experiente.

 A All Facilities, por exemplo, é uma empresa com renome nacional e várias referências no mercado de gestão de facilities. Além de prestar todo o suporte em treinamentos e qualificações para as equipes, o Grupo Ala também conta com várias certificações — nacionais e internacionais — que atestam compromisso com valores como:

  • Qualidade;
  • Saúde e segurança ocupacional;
  • Meio ambiente.

3.   Flexibilidade e personalização para atender demandas

Gerenciar um negócio envolve muitas responsabilidades e quanto maior a empresa, maior deve ser a força-tarefa das pessoas e departamentos envolvidos no sucesso da empresa.

Ao contratar uma empresa terceirizada com foco em gestão de facilities, você não precisa se preocupar com a parte complexa da organização das demandas, equipamentos e equipe. Quando uma empresa terceirizada assume essa demanda, não é necessário montar uma estrutura interna para isso.

A terceirização de serviços pode ser personalizada de acordo com as necessidades da sua empresa.

Afinal, vale mais a pena terceirizar a gestão de facilities ou contar com a equipe interna?

Agora que você já sabe quais são as vantagens da terceirização do gerenciamento de facilities, deve estar na dúvida sobre qual a melhor opção. Afinal, contar com equipes internas ou aderir a terceirização dos serviços?

Estruturar equipes internas tem vantagens também. A proximidade dos funcionários com a rotina da empresa é uma delas.

No entanto, para áreas como limpeza, segurança, portaria, jardinagem e zeladoria, a terceirização de serviços é cada vez mais indicada porque no caso da gestão de facilities, a atividade realizada por esses setores, geralmente, não é o foco principal da empresa.

Antes de tomar a melhor decisão para o seu negócio, recomendamos que você faça um checklist como no exemplo abaixo:

  • A atividade terceirizada pode ser executada por especialistas ou é preciso investir em treinamento interno?
  • Ao terceirizar os serviços, sua empresa ficará mais competitiva e produtiva no mercado?
  • A terceirização será positiva para a produtividade de empresa?

Se você respondeu sim para a maioria dessas questões, a terceirização da gestão de facilities pode ser uma opção muito interessante para sua organização e trazer uma série de impactos positivos na gestão destes serviços.

A gestão de facilities é necessária para que qualquer empresa consiga administrar as demandas de diferentes setores e ter sucesso em todas as áreas. Independente do segmento, toda empresa precisa de atividades de manutenção, portaria, limpeza, jardinagem, segura e muito mais!

Gostou do conteúdo ou tem alguma dúvida sobre como contratar o gerenciamento de facilities para sua empresa? Clique aqui e converse com nossa equipe!

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