Organizar a gestão de facilities para atender a terceirização de serviços de uma empresa requer um planejamento estratégico bastante cuidadoso. Afinal, a gestão de serviços facilities está ligada a setores essenciais de uma empresa como: limpeza, recepção, zeladoria, entre outros.
Quer saber de uma vez por todas como contratar uma empresa de facilities sem medo e obter sucesso nas estratégias de gerenciamento de facilities enquanto sobra tempo para investir em outras áreas do seu negócio, este artigo foi feito para te ajudar.
Nas próximas linhas, você terá acesso a um mini-guia sobre gestão de facilities e aprenderá a construir um plano estratégico de ações para obter mais sucesso na sua estratégia. Continue lendo e confira!
O que é gestão de facilities?
Gestão de facilities, gerenciamento de facilites ou facilidades é um conceito que faz referência a um conjunto de estratégias que são produzidas para que todos os setores que são fundamentais dentro de uma empresa funcionem de forma satisfatória.
Para algumas empresas, a adesão ao gerenciamento de facilities ou terceirização dos serviços ocorre em atividades que são secundárias. Desta forma, as energias de tempo, planejamento estratégico e investimento são direcionadas a atividade principal que tal empresa executa.
Contudo, para que o negócio possa fluir, a garantia da qualidade dos demais serviços é uma preocupação real entre muitos gestores e empresários. Esse é seu caso? Confira a seguir o passo a passo para transformar suas preocupações em um serviço de gestão de facilidades de sucesso!
1. Contrate empresa de facilities com especialistas nas respectivas áreas
A terceirização de serviços é uma excelente alternativa para reduzir os gastos. Mas economizar não significa ter que abrir mão de profissionais que são especializados em suas respectivas áreas de atuação.
Pare e responda com sinceridade: a economia na hora de contratar um profissional pode te render quanto de prejuízo por uma entrega insatisfatória? Se você acredita que o prejuízo pode ser muito maior do que o investimento em um especialista, acreditamos que seu palpite está 100% certo.
A terceirização de serviços não está associada ao fato de abrir mão da qualidade dos serviços prestados. Digamos que o foco do seu negócio é na área administrativa. Apesar de ter um quadro de funcionários com esses conhecimentos específicos, sua empresa também tem demandas para a área de limpeza, recepção e portaria, certo?
Por isso, você precisa contratar uma empresa de facilities que tenha um quadro de especialistas nestes segmentos.
2. Formalize a parceria em um contrato com SLA
Diversos estudos revelam que adotar contratos com SLA ou Nível de Acordo de Serviço é algo que melhora efetivamente a qualidade da prestação de serviços. Os benefícios valem tanto para quem presta os serviços quanto para quem contrata.
Afinal, os contratos com SLA funcionam como garantia em termos de compromisso, qualidade e gestão de indicadores de qualidade das atividades desempenhadas.
Essencialmente, um contrato com SLA proporciona vantagens como:
- Transparência no acordo entre contratante e contratada (o);
- Gerenciamento de expectativas e responsabilidades;
- Redução de riscos;
- Foco no aumento da produtividade.
3. Invista em treinamentos
A frase que diz que conhecimento nunca é demais é muito real. Para trabalhar com equipes internas ou terceirizadas, o incentivo a treinamentos constantes é positivo tanto para sua marca quanto para o colaborador que pode melhorar e muito seu desempenho profissional.
Por isso, invista em treinamentos. Não importa se a empresa terceirizada já é especializada em limpeza hospitalar. As coisas mudam, os cenários vão se transformando e sempre há algo para aprender.
Vamos fazer um paralelo com o mundo do empreendedorismo. O que torna uma empresa inovadora ou obsoleta? Quais são os ingredientes necessários para manter uma empresa competitiva no mercado? Qualificação profissional, networking e testes são as principais estratégias para promover uma gestão de facilidades de sucesso!
4. Promova ações de integração da terceirizada com a contratante
Um dos grandes desafios da terceirização dos serviços (sobretudo do gerenciamento de facilities com equipes terceirizadas) é promover integração entre as equipes que trabalham dentro da empresa contratante e das que são terceirizadas.
Naturalmente, profissionais especializados que atuam por contrato podem ter menos conhecimento dos produtos e serviços e demorar um tempo para se adaptar à empresa e/ou identificar pontos fortes, pontos fracos, desafios e oportunidades.
Por isso, cabe ao gestor de facilidades promover ações de integração para esses especialistas. Vale investir em conteúdos informativos, visitas à empresa, integração com outras equipes e muito mais. O importante é que esses profissionais que prestam serviços também se sintam parte do negócio e tenham propriedade técnica para atuar enquanto representante de tal projeto.
5. Defina objetivos e acompanhe indicadores
O principal ingrediente para uma gestão de facilidades de sucesso é a qualidade dos serviços prestados ou contratados. Portanto, antes de iniciar esse trabalho, defina objetivos e acompanhe os indicadores de qualidade de forma rigorosa. Ao vincular esses indicadores aos contratos com SLA, você pode acompanhar fatores como, por exemplo:
- Tempo de execução do serviço;
- Taxa de resolução dos problemas;
- Índice de satisfação do cliente;
- Despesas x retorno;
- Desempenho nas atividades executadas;
- Análise de taxas de absenteísmo e turnover.
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Atuando há mais de 10 anos no fornecimento de serviços terceirizados de limpeza em ambientes, portaria, jardinagem, recepção e apoio administrativo, a All Facilities é uma empresa renomada na área e se destaca pelos processos de gestão integrada e qualidade.
Com diversas certificações da ABNT e outros órgãos, a empresa conta com profissionais altamente treinados para a execução de serviços nos mais diversos ambientes, além dos equipamentos e tecnologias de ponta. Tudo isso para promover com qualidade a gestão de facilities da sua empresa!
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